Lula: “Segurança alimentar e erradicação da fome são nossas prioridades”

Compartilhe!

Em discurso na abertura da Cúpula Mundial da Alimentação, em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sua presença ali representava o compromisso – seu e de seu governo – com a segurança alimentar e a eliminação da fome, que são suas prioridades.

“Minha presença aqui, em mais esta importante reunião, renova meu compromisso e o do meu governo com aquela que tem sido nossa primeira prioridade: a segurança alimentar e a erradicação da fome”, disse o presidente brasileiro em suas primeiras palavras.

Lula disse que ele próprio foi um dos brasileiros a lutarem contra a fome. “Tenho da fome, da pobreza e da exclusão social uma experiência de vida, mais do que uma percepção intelectual”.

Ele lembrou que, historicamente, muitos brasileiros foram excluídos pela concentração de renda, que aumentava a desigualdade. “A economia estava organizada para atender apenas 60% dos brasileiros, deixando os restantes entregues à própria sorte”.

Segundo o presidente, o socorro aos mais vulneráveis foi e ainda é visto como assistencialismo. “Milhões de seres humanos eram vistos como estorvo”, disse. “Qualquer esforço para socorrê-los era visto e ainda o é, por alguns, como “assistencialismo” ou “populismo”. Havia que inverter essa lógica perversa”, completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *