Consea Ceará realiza mesa-redonda sobre alimentação escolar

Debate faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação
Compartilhe!

O Consea Ceará, juntamente com a  Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), promovem,  nesta quinta-feira (15), a mesa-redonda: “Segurança Alimentar e Nutricional e a prática da intersetorialidade: alimentos da agricultura familiar no cardápio das escolas”. O evento, que acontecerá das 8h30 às 12h, no auditório da Reitoria da UFC, faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação 2009 e da II Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

O objetivo do evento é discutir é conhecer as experiências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios cearenses Santana do Acaraú e Assaré; identificar as inovações introduzidas a partir da aquisição dos alimentos oriundos de produtores familiares e analisar a relação entre os governos municipais e as organizações da agricultura familiar. Outro objetivo do encontro é discutir a importância e os desafios da Lei nº 11.947/09, ao estabelecer que o mínimo de 30% dos recursos repassados pelo PNAE sejam destinados à compra de alimentos da agricultura familiar.

A mesa-redonda será coordenada pela professora Virginia Oliveira, da UNIFOR, e terá como expositores José Valceli Cordeiro, do Fórum dos Assentados de Santana do Acaraú, e Sandra Maria de Oliveira, nutricionista do município de Assaré. Já como debatedoras estarão Derlange Diniz, da UECE e do Consea Ceará e Elza Franco Braga, da UFC e do Consea Nacional e Estadual.

A programação da Semana Mundial da Alimentação no Ceará teve início no último dia 11 e segue até 17 de outubro. Durante esse período estão previstas várias ações, entre elas, audiências públicas, exibição de filmes, feira, rodas de conversas, etc. Acesse www.conseaceara.blogspot.com e confira a programação completa.

Dia Mundial da Alimentação: Todo ano, em 16 de outubro, cerca de 150 países celebram o Dia Mundial da Alimentação. O tema deste ano escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é “Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”. De acordo com o órgão, cerca de 923 milhões de pessoas passam fome em todo mundo.

rc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *