Famílias agricultoras participam de oficina de Gerenciamento de Água
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
Representantes de cerca de 160 famílias participam da Oficina de Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos (GAPA) que será realizada de 14 a 16 de outubro, na comunidade de Fundo da Várzea, em Caetité, na Bahia. A atividade é desenvolvida pela Cáritas Nordeste 3 e integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido – Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).
O objetivo da oficina é orientar as famílias a tratar e usar a água da cisterna-calçadão de forma racional, sem desperdício, para que a água captada possa durar todo o período de estiagem sem perder a qualidade. As capacitações possibilitaram às famílias conhecer, dialogar e interagir com os monitores sobre as implementações de captação de água, a ASA e a importância de suas ações dentro do P1+2.
A água armazenada nas cisternas-calçadão será utilizada para o cultivo de hortas, viveiros de mudas e criação de pequenos animais. O objetivo do P1+2 é garantir a segurança alimentar e nutricional através do manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos. Além das cisternas-calçadão, estão sendo construídos tanques de pedra e barragens subterrâneas.