Manifestantes batem colheres em pratos vazios para pedir aprovação da PEC Alimentação

Compartilhe!

A rotina burocrática do Congresso Nacional foi quebrada na última quinta-feira (1º) por uma manifestação pacífica e criativa. Para pedir a inclusão da alimentação como direito constitucional, cerca de 350 pessoas, vestidas com uma camiseta branca da campanha, usaram pratos e colheres em dois atos públicos que pediam a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, a chamada PEC Alimentação
 
O primeiro ato aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, quando um abaixo-assinado com 50 mil apoios foi entregue ao deputado Marco Maia (PT-RS), presidente em exercício da Câmara Federal. A saudação da platéia às falas dos oradores foi feita com colheres batendo no fundo de pratos de alumínio.
 
Logo depois os manifestantes seguiram para o gramado na frente do Congresso Nacional, onde gritaram palavras de ordem e cantaram músicas populares, ao som da batida das colheres nos fundos dos pratos.

Os manifestantes são pessoas vindas de todos os estados que estavam em Brasília participando do Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional “III Conferência + 2!”, evento que fez um balanço das ações de governo e da sociedade em relação à segurança alimentar nos últimos dois anos.
 
A PEC, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), já passou por todos os trâmites no Senado e precisa ser votada em dois turnos na Câmara dos Deputados. Os participantes desses eventos querem que a proposta seja aprovada definitivamente até 16 de outubro, que é o Dia Mundial da Alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *