ASA participa do 7? Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
O coordenador executivo da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Reginaldo Alves, participou na manhã desta quarta-feira (30), da mesa ‘Sustentabilidade de Programas e Políticas de Captação e Manejo de Água de Chuva’, que faz parte do 7º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva. Além dele, também participaram do debate o representante da secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Igor Arsky e o representante do Instituto Internacional de Captação e Manejo de Água de Chuva, Zhu Qiang.
O coordenador executivo da ASA falou da sustentabilidade dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), a partir de diversos eixos, como a educação contextualizada e os processos de comercialização. Ele também abordou as potencialidades do uso da água de chuva, bem como dos seus diversos usos.
Segundo Reginaldo Alves, o evento demonstra que P1MC e o P1+2 têm se consolidado enquanto políticas para o Semiárido, atendendo uma demanda específica da população dessa área, bem como da agricultura familiar. Ele também ressalta a importância da interlocução entre sociedade civil e academia. “Eventos como esse aproximam cada vez mais a academia das práticas populares e isso é algo que deve ser estimulado”.
O Simpósio, que tem como tema Avanços e Desafios em um Ambiente de Mudanças, começou no dia 28 de setembro e segue até a próxima sexta-feira, 2. Um dos objetivos é promover e divulgar estudos, pesquisas e experiências de uso da água de chuva, bem como contribuir para uma política nacional de captação e manejo de água de chuva para áreas rurais e urbanas.
O 7º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva é uma realização da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC), AMAS Nordeste, Embrapa Semi-Árido, IRPAA, ASA e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Campus Agreste.