“Um notável exemplo de exercício de controle social entre sociedade e governo”
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
“Este é um exemplo notável de exercício de controle social entre sociedade e governo”. Assim o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, abriu o Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional “3ª Conferência+2”, em Brasília.
“As pessoas não vêm aqui para apenas dar opinião, isso aqui representa mais que isso, representa participação e compromisso”, completou ele.
A mesa de abertura teve a participação do ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de José Tubino, representante no Brasil da FAO (Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura), do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), da secretária executiva do MDS, Arlete Sampaio e do secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Joe Valle.
“Nós vivemos hoje no Brasil um momento em que os pobres deixaram de estar à margem da sociedade para fazerem parte das prioridades, para entrarem no campo dos direitos, para fazerem parte das políticas públicas”, disse o ministro Patrus Ananias.
Já o representante da FAO no Brasil destacou o importante papel do país na luta mundial contra a fome. “Nós da FAO observamos com satisfação que o Brasil está caminhando muito à frente do resto do mundo – e sem grande alarde – no combate à fome”, afirmou ele.
O Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional “3ª Conferência+2”, que é organizado pelo MDS e Consea, começou nesta terça (29/09) e segue até quinta-feira (1º/10), na Academia de Tênis, em Brasília.
O objetivo é fazer um balanço das propostas da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2007. Estão inscritas no evento cerca de 350 pessoas , entre conselheiros titulares e suplentes do Consea, representantes de governo, observadores e representantes estaduais.