COP 9: Delegação da ASA discute ações de combate à desertificação com governo brasileiro

Compartilhe!

A delegação da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) que está participando da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação (COP-9), em Buenos Aires, na Argentina, participou ontem (28/09) de uma reunião com representantes do governo brasileiro, entre eles, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Na reunião foram discutidos vários assuntos relacionados às mudanças climáticas e à desertificação como a implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN-Brasil), a elaboração dos planos estaduais de combate à desertificação e o Seminário sobre Desertificação, que está previsto para os dias 04 e 05 de março de 2010. Também foi falado sobre o andamento de leis ambientais que tramitam no Congresso Nacional, entre elas, a PEC Caatinga e Cerrado e a importância da sociedade civil se mobilizar para aprovação dessas propostas.

Durante a reunião, o ministro Carlos Minc também falou sobre a criação de um fundo de investimentos na ordem de R$ bilhão por ano, para ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas. Desse total, Minc defende que metade seja destinado para projetos no Nordeste.

Hoje (29), os representantes da ASA farão uma explanação sobre o trabalho da Articulação para as diversas delegações presentes no evento. De acordo com Paulo Pedro, Ponto Focal Nacional da Sociedade Civil no Combate à Desertificação e membro do Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação (GTCD) da ASA, o objetivo é apresentar e intercambiar a experiência da Articulação com outros países e conhecer a realidade e as estratégias da Convenção da ONU de Combate à Desertificação (UNCCD) para ver de que forma elas podem contribuir com o trabalho desenvolvido pela ASA.  

“Temos feito articulações por aqui que nos desafiam a contribuir mais com a organização da sociedade civil mundial na implementação da UNCCD. Assim como percebemos que podemos buscar apoio para o nosso trabalho, através da UNCCD e do PAN Brasil”, afirma Paulo Pedro.

A Conferência começou no dia 21 de setembro e vai até o dia 2 de outubro. A delegação da ASA é composta por João Evangelista, coordenador executivo da ASA; José Procópio Lucena, da coordenação do GTCD da ASA e Ponto Focal da Sociedade Civil (SC)/RN; Jorge Izidro, da coordenação do GTCD da ASA e Ponto Focal SC/AL; Rivaneide Almeida, representante do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), integrante do GTCD da ASA e Ponto Focal Estadual SC/PE; Mário Farias, representando o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2); Rodrigo Vaz,  membro do GTCD da ASA, Ponto Focal Estadual SC/CE e membro da Drynet pelo Instituto Sertão, do Ceará; Paulo Pedro, Ponto Focal Nacional da Sociedade Civil/ASA e membro da coordenação do GTCD da ASA e Wouter Vanoosterhout, cooperante da ASA para o tema desertificação.
Mais informações sobre a COP 9 clique aqui

* Com informações de Paulo Pedro, Mário Farias e Jos&eacut

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *