Alimentos agroecológicos e mostra de tecnologias são destaques da Feira de Saberes e Sabores

Compartilhe!

Agricultoras e agricultores familiares de 10 estados do Semiárido brasileiro participarão da Feira Saberes e Sabores do Semiárido, que acontecerá no próximo dia 23 (quarta-feira). Previsto para acontecer no Parque da Jaqueira, a Feira teve seu local alterado para o térreo da Prefeitura do Recife (Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife/PE), das 6h às 11h.

Além de um espaço de compras de alimentos agroecológicos, o público também poderá conhecer como agricultores e agricultoras familiares da região organizam a produção em seus sítios, armazenam água, recuperam a caatinga ou utilizam a vegetação nativa na produção de deliciosos pratos da culinária nordestina e mineira.

A troca de conhecimento entre agricultores e visitantes também será possível através de uma mostra de maquetes e protótipos de tecnologias sociais como bombas d’água manuais, máquinas para confeccionar telas, cisternas para armazenamento da chuva, biodigestor, entre outros.

Quem for prestigiar a feira poderá levar para casa sementes e mudas de plantas medicinais, ornamentais, da caatinga e do cerrado, além de outras alimentares, como milho e feijão, que serão distribuídas gratuitamente pelos agricultores e agricultoras. Também serão distribuídos boletins contando as histórias e retratando os experimentos utilizados por cada agricultor na produção de alimentos e na criação animal.

Segundo o coordenador da ASA, José Aldo dos Santos, a feira será um grande momento de visibilidade pública da agricultura familiar do Semiárido. “Poucas pessoas da cidade sabem que cerca de 70% do que é produzido pela agricultura familiar vai para as nossas mesas. Aquele pacote de feijão e arroz que compramos nos supermercados, com uma marca específica, na maioria das vezes, é originário da agricultura familiar”. Ele ainda afirma que “o rural e o urbano não podem ser espaços antagônicos, mas sim complementares, onde os trabalhadores rurais alimentam os trabalhadores da cidade, com uma produção de qualidade, sem fertilizantes, nem agrotóxicos”.

A Feira de Saberes e Sabores marcará o encerramento do 1º Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, realizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

Clique aqui e confira a cobertura completa do Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *