Organizações se reúnem para discutir o P1MC
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/AP1MC.jpg)
As Unidades Gestoras Microrregionais (UGMs), organizações da sociedade civil que desenvolvem o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), participarão nos próximos dias 21 e 22, em Recife, da Oficina de Avaliação e Planejamento do P1MC. São 14 organizações ligadas à Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), que atuam nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Essas organizações implementam o projeto firmado entre a ASA e a Codevasf para a construção de 7.945 cisternas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.
“Além de avaliarmos o alcance das metas propostas no projeto, também refletiremos sobres aspectos da concepção do P1MC, como o direito humano a água e a contribuição do Programa para a efetivação desse direito”, afirma o coordenador do P1MC, Jean Carlos. “É importante ressaltarmos o empenho das organizações na melhoria de processos, como o de confecção das bombas d’água manuais e no aperfeiçoamento nos métodos de construção das cisternas”, conclui.
O P1MC é um programa da ASA desenvolvido em 58 microrregiões dos nove estados do Semiárido. Até hoje foram construídos 279 mil cisternas, proporcionando água potável para 1,4 milhão de pessoas. Isso é possível através das parcerias celebradas pela ASA, que além da Codevasf desenvolve projetos com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Febraban, entre outros.