Cariri cearense celebra os 10 anos do Fórum Araripense de Preservação e Combate à Desertificação

Evento representa o maior encontro de movimentos sociais da região
Compartilhe!

A contagem regressiva para os 10 anos do Fórum Araripense de Preservação e Combate à Desertificação já começou. É que nos dias 18, 19 e 20 de setembro, várias entidades, representantes da sociedade civil e alguns setores do poder público estarão reunidos nos 10 anos de luta pela Vida Sustentável e Cidadania no nosso Semiárido, tema escolhido para celebrar a data.

A coordenação tem vivido dias intensos nos preparativos para as comemorações. Afinal, é uma década de atuação e bons resultados, gerando impacto positivo na vida de muita gente. 

Iniciado em 29 de março de 1999 a partir de uma reunião com algumas ONGs e setores do poder público, só em setembro do mesmo ano a união dessas entidades viria a ganhar o status de Fórum. Ficando setembro, como o mês oficial de criação. Para festejar o aniversário e todos os feitos do Fórum desde sua fundação, foi elaborada uma programação.

Serão três dias de debates, visitas e apresentações culturais, finalizando, com a 10ª Romaria das comunidades ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço. O caldeirão tornou-se sinal de liberdade camponesa nos anos de 30, principalmente, em 1932 na grande seca que atingiu o nordeste, inspiradas pelo Beato Zé Lourenço, mais de 5.000 pessoas viveram em sistema de partilha e produção coletiva onde tudo que produziam era dividido entre si. O caldeirão é referência de organização social e de luta no combate à fome. Ainda dentro da programação, foram escolhidos nomes que se destacaram no trabalho social e serão homenageados, como Patativa do Assaré e Dom Hélder Câmara.

Também será veiculado um boletim, intitulado Terra Viva, com depoimentos e testemunhos da trajetória do Fórum. Os 10 anos também é comemorado com uma nova logomarca que já está sendo usada em todo o material do encontro. 
 

 

 

e”><

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *