Governo e sociedade civil discutem projetos de desenvolvimento para o Sertão do Araripe pernambucano
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
Durante os dias 09 e 10 de setembro, no Sertão do Araripe de Pernambuco, foi realizado um Encontro Regional que contou com a participação do secretário de Articulação Regional do Governo do Estado, João Paulo Lima e Silva, e do gerente-geral do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco (ProRural), José Patriota. Além disso, estiveram presentes representantes do poder público municipal e da sociedade civil.
A visita teve como objetivo apresentar e discutir propostas que possam promover o desenvolvimento e o crescimento regional do Estado, a partir das políticas públicas voltadas para a região do Araripe.
O encontro foi promovido pela Articulação no Semi-Árido de Pernambuco (ASA-PE), pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), pelo Fórum Territorial do Araripe (Fotear) e pela Prefeitura Municipal de Araripina, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), além de contar com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape) e do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC).
No primeiro dia (09/09) os visitantes foram até a zona rural do município de Exu. Logo depois eles seguiram para o distrito de Serrolândia, no município de Ipubi, para conhecer uma casa de farinha comunitária. Na ocasião, os/as produtores/as puderam explicar o processo de beneficiamento e reivindicar alguns equipamentos que atendem às necessidades específicas do trabalho que é desenvolvido.
Ainda no primeiro dia, a comitiva visitou três experiências acompanhadas pelo Chapada: um barreiro lonado, uma unidade de beneficiamento de mel e outra de castanha de caju, na Serra da Torre, no município de Araripina. A visita possibilitou que os/as agricultores/as e os/as apicultores/as mostrassem suas experiências e os resultados que vêm sendo alcançados.
No último dia de visita (10/09), João Paulo e José Patriota participaram do Grito da Terra do Araripe, no município de Ouricuri. A manifestação foi promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), pelo Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga), pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC, e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região.
Durante a manhã foi realizado um Encontro Regional, no auditório do Centro Tecnológico, em Araripina. Além da presença de representantes do poder público municipal e estadual, o evento contou com a participação do coordenador executivo da ASA-PE, Reginaldo Alves; do articulador territorial, Paulo Pedro; de representantes do Fotear, como também de conselhos, fóruns e associações rurais.
Na ocasião, foram discutidas as ações do ProRural no Araripe, como os projetos de infra-estrutura hídrica para a zona rural e os projetos produtivos que possibilitam a geração de trabalho e renda, a partir do que já foi implantado durante a gestão atual do governo. Logo em seguida, houve um debate em plenária sobre as perspectivas de ampliação das políticas e programas governamentais para a região, sobretudo, no que se refere à pasta de Articulação Regional.
O encontro se encerrou com uma reunião promovida pelo Cisape, que reuniu representantes de organizações não-gov