DICASA discute projeto para jovens da zona rural do Sertão pernambucano
A DICASA, grupo composto pelas organizações Diaconia, Caatinga e Centro Sabiá, se reuniu nos dias 23 e 24 de julho para apresentar e discutir o Projeto Juventude, Arte & Cultura: Gerando Renda Para Jovens do Sertão, aprovado e financiado pela Petrobras. O encontro aconteceu na cidade de Ouricuri, no Sertão do Araripe, e reuniu técnicos das três instituições, jovens e novos atores sociais, contratados exclusivamente para esse trabalho.
A iniciativa pretende contribuir para a geração de renda de 400 jovens rurais do Sertão do Pajeú, Sertão Central e Sertão do Araripe, com idades entre 15 a 29 anos, por meio da produção e comercialização de artesanato. “Serão 105 atividades diretas de formação com os jovens em um ano”, afirmou a técnica do Caatinga e coordenadora do Projeto, Ednalva Nunes.
Dentre as atividades, estão: oficinas de capacitação, cursos, treinamentos, intercâmbios e seminários. Ednalva também lembrou que todo o processo será acompanhado pela financiadora por meio de relatórios, com fotografias e planilhas de orçamento.
“Espero que todos se empenhem para que o projeto dê certo, pois ele é importante para a vida dos jovens do sertão”, afirmou a coordenadora.
Na ocasião, também foi apresentado os planos de trabalho e de gestão das atividades, além das responsabilidades e contrapartidas de cada instituição. O grupo aproveitou para fechar algumas datas e metas a serem cumpridas até o final deste ano. A comunicadora do Projeto, Luzimar Lima, apresentou o plano de comunicação.
O próximo encontro do grupo executor está planejado para acontecer em Afogados da Ingazeira, no mês de outubro.