Projeto de manejo animal muda vida de índios Kambiwá em Ibimirim

Compartilhe!

Desenvolvido pela Prefeitura de Ibimirim, através de Secretaria de Assistência Social, o Projeto de Manejo de Animais de Médio Porte da Aldeia Nazário beneficia 40 famílias de índios da etnia Kambiwá. Foram construídos quatro apriscos e cada um atende 10 famílias. Cada aprisco recebeu 32 animais, sendo 16 caprinos e 16 ovinos.

De acordo com a vice-prefeita do município, Ivete Venâncio, o projeto de manejo animal é completo porque melhora a alimentação dos índios e também gera renda, com a venda dos animais para outras famílias da agricultura familiar, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os resultados positivos, ela pretende levar para outras áreas indígenas do município e também para outras comunidades. “É um projeto que está dando certo e vamos ampliar para o município todo”, afirma. Ela também lembra que a comunidade já tinha a prática de criar animais e que o projeto veio para fortalecer essa atividade.

As famílias beneficiadas participaram de um intercâmbio onde aprenderam técnicas de manejo e também repassaram seus conhecimentos.”Nem toda hora a gente tem veterinário, então, utilizamos nossos conhecimentos. Por exemplo, para matar uma bicheira [enfermidade causada por um parasita, comum em ovelhas e cabras] a gente usa algodão de seda. O resultado é mais demorado porque não é um tratamento químico, mas funciona”, revela o curador da Aldeia Nazário, José Maciano.

Sobre a conquista do Prêmio Josué de Castro, o índio afirma que foi uma honra ter sido um dos projetos vencedores. “A gente recebeu uma coisa pequena [o projeto] e lutou porque se não fosse nossa força de vontade, não tínhamos conseguido”, afirma José Maciano. “A semente veio, vamos fazer ela vingar”, conclui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *