Beneficiários do tanque de pedra em Arcoverde participam de capacitação em gestão de água para produção de alimentos

Beneficiários do tanque de pedra em Arcoverde participam de capacitação em gestão de água para produção de alimentos
Compartilhe!

De 1 a 3 de maio, no S+tio Soares, munic+pio de Arcoverde, a Diocese de Pesqueira promoveu a I Capacita+-o em Gest-o de -gua para Produ+-o de Alimentos(GAPA) para 20 agricultores e agricultoras beneficiados com dois tanques de pedra, tamb+m conhecido como caldeir-o. A tecnologia foi constru+da pelo Programa Uma Terra e Duas -guas (P1+2), da Articula+-o no Semi–rido Brasileiro (ASA). Al+m do caldeir-o, a comunidade tem 12 cisternas de +gua para consumo humano do Programa Um Milh-o de Cisternas (P1MC), tamb+m da ASA.


Segundo Valdenoura, presidenta da associa+-o comunit+ria, “esse curso est+ sendo muito bom para a comunidade. A gente pode pensar em outros projetos de desenvolvimento local”. O integrante da Comiss-o Municipal da ASA, Celso da Silva, complementa: “as pessoas aprendem formas de lidar com o Semi+rido, de produzir, promovendo a cidadania no campo”.


Um tanque de pedra foi constru+do na propriedade de Seu Expedito Monteiro e o outro na propriedade de Dona Zilma Cavalcante, que reside na localidade h+ 30 anos. “Nunca neguei +gua para ningu+m, agora, vai ficar melhor ainda com a amplia+-o do caldeir-o”, conta Dona Zilma.


As fam+lias beneficiadas pretendem usar a +gua do tanque para produzir alimentos, inicialmente, para suprir a necessidade da comunidade. O excedente, elas pretendem comercializar, j+ que os moradores se deslocam para a cidade para comprar verduras e hortali+as.


Vinte benefici+rios da cisterna-cal+ad-o, outra tecnologia social do P1+2, nos munic+pios de -guas Belas e Ita+ba participaram, no mesmo per+odo, da capacita+-o em GAPA, no Povoado de Beldroega, em -guas Belas-PE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *