Encontro de Sementes do Semiárido será realizado na Paraíba

Encontro de Sementes do Semiárido será realizado na Paraíba
Compartilhe!

Agricultores e agricultoras, al+m de t+cnicos e assessores de organiza++es da sociedade civil atuantes na regi-o semi+rida, participar-o, de 16 a 18 de fevereiro, em Campina Grande, na Para+ba, do I Encontro de Sementes do Semi+rido Brasileiro.


Dentre os objetivos do evento, espera-se mapear os bancos de sementes comunit+rios do Semi+rido, iniciar a articula+-o e interc+mbio entre eles e deflagrar a organiza+-o de uma rede com capacidade de constru+-o de um projeto pol+tico de abastecimento, circula+-o e conserva+-o de sementes tradicionais.


O Encontro + promovido pelas articula++es Nacional de Agroecologia (ANA), no Semi+rido Brasileiro (ASA Brasil) e no Semi+rido Paraibano (ASA Para+ba). Essas redes sociais apontam as legisla++es que regem o uso e a conserva+-o da agrobiodiversidade como cada vez mais restritivas, estabelecendo direitos de propriedades a granes empresas sementeiras e desconsiderando as pr+ticas camponesas de guardar e trocas suas sementes.


Segundo dados da Rede de Sementes da Para+ba, da Cooperativa de Bancos Comunit+rios de Sementes de Alagoas (Coopabacs) e da Rede de Interc+mbio de Sementes do Cear+ (RIS), apenas nesses tr+s estados existem mais de 500 bancos e casas de sementes comunit+rias j+ identificadas. No entanto, sabe-se que essas experi+ncias t+m se multiplicado em todos os estados da regi-o. Somados -s sementes armazenadas em casa, de uso familiar, os bancos comunit+rios se configuram importantes instrumentos de conserva+-o da biodiversidade no Semi+rido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *