UGTs promovem capacitações em cisternas calçadão nos territórios do P1+2

UGTs promovem capacitações em cisternas calçadão nos territórios do P1+2
Compartilhe!

No m+s de junho, as equipes das Unidades Gestoras Territoriais (UGTs) do Programa Uma Terra e Duas -guas (P1+2), da Articula+-o no Semi–rido (ASA), iniciaram a realiza+-o das capacita++es em cisterna cal+ad-o, uma das tecnologias previstas nesta etapa do Programa..


Em Alagoas, a UGT Cactus realizou o curso na comunidade Jiquiri, de 25 de junho a 04 de julho. Dez pedreiros e dois instrutores dos munic+pios de Estrela de Alagoas, Piranhas, S-o Jos+ da Tapera, Maravilha e Major Isidoro participaram da atividade.


Na Bahia, a capacita+-o promovida pela UGT C+ritas Nordeste 3 aconteceu na comunidade de Malhada, a 42 km do munic+pio de Caetit+. A atividade aconteceu de 30 de junho a 09 de julho e contou com a presen+a de 10 pedreiros.


Em Pernambuco, foi a comunidade Serra do Sim+es, no munic+pio de Araripina, no sert-o do Estado, que recebeu a capacita+-o promovida pela UGT Chapada. O curso foi realizado de 27 de junho a 03 de julho e contou com a presen+a de 10 pedreiros e um instrutor e a fam+lia que recebeu a cisterna.


A agricultora Dona Maria Santiago, que conquistou a cisterna, falou do significado dessa conquista: +Para mim, a chegada da cisterna + o come+o de um novo tempo. Agora n?s vamos poder produzir muitos alimentos, gra+as a Deus, um sonho realizado+.



Utilidade – A cisterna cal+ad-o + uma tecnologia que acumula 52 mil litros d++gua. A capta+-o + feita atrav+s de um cal+ad-o de cimento que mede 220 m+, tamanho suficiente para encher o reservat?rio no per+odo de pouca chuva (330 mm). A +gua armazenada na cisterna pode ser usada em sistemas de produ+-o no entorno da casa, como quintais produtivos, cultivo de hortali+as e frutas, plantas medicinais e cria+-o de pequenos animais.



O P1+2 + uma a+-o da Articula+-o no Semi–rido Brasileiro (ASA) desenvolvido em parceria com o Minist+rio do Desenvolvimento Social e Combate – Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S-o Francisco e do Parna+ba (Codevasf) e Minist+rio do Desenvolvimento Agr+rio (MDA).


*Com informa++es dos comunicadores populares da ASA T+lio dos Anjos e Mariana Landim, e da C+ritas Nordeste 3.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *