ASA e Codevasf assinam Termo de Parceria para construção de cerca de 8 mil cisternas no Semi-Árido
O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Orlando Cezar da Costa Castro, e a coordenadora da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), Valquíria Alves Smith, assinaram na manhã desta quarta-feira (12), na sede da Companhia, em Brasília (DF), o Termo de Parceria para construção de 7.945 cisternas na região do Semi-Árido.
A iniciativa irá atender às populações difusas dos municípios situados às margens do rio São Francisco nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Além da implementação das cisternas, a ação prevê a capacitação das famílias atendidas em técnicas de construção dos reservatórios e distribuição de uma cartilha que fala sobre o tratamento da água e os cuidados com a cisterna.
A parceira consiste numa ação da Codevasf, por meio do programa federal “Água para Todos”, e é voltado para ações formativas no âmbito da convivência com o Semi-Árido. Os recursos envolvidos da iniciativa são da ordem de R$ 12,6 milhões
As cisternas
São reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa do(a) agricultor(a), que armazenam a água que cai no telhado e é captada por uma estrutura construída com calhas de zinco e canos de PVC. Cada cisterna do P1MC tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar, por um período de 6 a 8 meses + época da estiagem na região.
AP1MC
É uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) responsável pelo gerenciamento do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas (P1MC).