Prorural e Diaconia lançam cartilha para construção de banheiro redondo
Governo do Estado vai construir este tipo de banheiro em comunidades quilombolas
Na próxima terça-feira (04), o Prorural em parceria com a Diaconia – organização da sociedade civil ligada à defesa dos direitos humanos – lança a cartilha Convivendo com o Semi-árido: construção do banheiro redondo. A cartilha é um guia para construção deste tipo de banheiro, uma tecnologia social simples e barata que ataca um dos principais problemas da zona rural: a ausência de saneamento básico. Com linguagem simples e didática, a cartilha visa difundir a tecnologia para que possa ser aplicada por governos e outras ONGs. O lançamento acontecerá no prédio sede dos programas da Secretaria de Planejamento e Gestão, às 17h.
Na ocasião, a Diaconia junto ao Centro Sabiá e Caatinga + duas organizações da sociedade civil focadas no desenvolvimento da agricultura familiar agroecológica para a convivência com o semi-árido + vão lançar outra publicação. Essa publicação apresenta o ponto de vista dos agricultores e agricultoras familiares da zona da mata ao sertão pernambucano sobre as mudanças climáticas.
Além da opinião de quem vive da terra e já percebe alterações no comportamento de plantas e animais devido ao aumento da temperatura, essa publicação divulga várias experiências desenvolvidas por famílias agricultoras. Experiências que têm conseguido minimizar as conseqüências do aquecimento nas suas propriedades, resultando em aumento de produção, segurança alimentar, nutricional e hídrica e geração de renda.
Banheiro redondo + Essa tecnologia já vem sendo aplicada há mais de três anos em Pernambuco, no Sertão do Pajeú, e também na região semi-árida no Rio Grande do Norte. Por ser uma construção pré-moldada, o custo de cada banheiro é cerca de 40% mais barato do que de uma peça convencional.
O Governo do Estado de Pernambuco adotou a tecnologia e vai utilizá-la para a construção de 150 banheiros em comunidades quilombolas no Sertão Central, totalizando um investimento de R$ 250 mil. As comunidades beneficiadas são: Associação Rural do Sítio Abelha, Associação Rural do Sítio Gameleira, Comunidade de Brejo de Dentro e Associação Rural Sítio Guia (nos municípios de Carnaíba e Quixaba). Com a cartilha em mãos as comunidades terão condições de repassar os conhecimentos adiante sendo multiplicadores da iniciativa.
Sobre o Prorural – O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Estado (Prorural), financiado pelo Banco Mundial, dá suporte financeiro a subprojetos sociais, produtivos e de infra-estrutura, prestando assistência técnica e extensão em parceria com diversas entidades, como a Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de ONGs.
O Prorural tem o objetivo de melhorar as condições de vida da população rural de Pernambuco e seu carro-chefe, na atual gestão, baseia-se no aumento da capacidade hídrica do Estado, para consumo humano e uso produtivo. Em março deste ano, o Governo do Estado acertou com o Banco Mundial a liberação de US$ 30 milhões para a segunda fase do projeto de combate à pobreza rural. O pla