Agência promove o Prêmio ANA 2008
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
A Agência Nacional de Águas (ANA) promove o Prêmio ANA 2008. Esta segunda edição conta com um único tema: +Conservação e Uso Racional da Água+, abrindo espaço para iniciativas do governo, empresas, organizações não-governamentais, organismos de bacia, imprensa e academia.
Realizado a cada dois anos, o concurso tem como intuito reconhecer o mérito de ações que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos brasileiros, promovendo o combate à poluição e ao desperdício e contribuindo para garantir água de qualidade e em quantidade para as atuais e futuras gerações.
As inscrições são gratuitas e estão abertas desde 19/12, conforme consta de edital publicado no Diário Oficial da União (DOU). O prazo final para as inscrições é 31/05.
Os vencedores, dentre os três finalistas de cada categoria, serão premiados com um troféu. Os outros finalistas receberão um certificado. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro de 2008, em horário e local a serem definidos.
Categorias
O II Prêmio ANA contempla seis categorias:
1) Governo: órgãos e entidades governamentais federais, estaduais e municipais, nas esferas executiva, legislativa e judiciária, assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas;
2) Empresas: empresas públicas e privadas, bem como sociedades de economia mista;
3) Organizações não-governamentais: organizações não-governamentais sem fins lucrativos (também chamadas de +organizações da sociedade civil+) com atuação na área de recursos hídricos e meio ambiente, associações de classe, sindicatos;
4) Organismos de bacia: comitês de bacia hidrográfica, comissões de açudes e barragens, consórcios intermunicipais com ações na área de recursos hídricos, associações de usuários e agências de bacia;
5) Imprensa: trabalhos de jornalistas de veículos de comunicação dos seguintes tipos: jornais, revistas, rádios, TV e sítios jornalísticos. Poderão ser apresentadas matérias especiais ou séries de reportagens veiculadas nos últimos três anos a contar da data da publicação do edital do Prêmio;
6) Academia: estudantes, instituições e profissionais ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Comissão julgadora
A avaliação de mérito das candidaturas será realizada por uma comissão julgadora formada por pessoas de notório saber e de reconhecida competência, com a seleção de três candidaturas finalistas em cada uma das categorias.
Serão avaliados os seguintes critérios: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicação; adesão e participação social e originalidade.
Troféu Prêmio ANA
Em todas as categorias, os vencedores do Prêmio ANA 2008 ganharão um troféu idealizado e feito por Mário Seguso, mestre vidreiro italiano, exclusivamente para a premiação. Com aspecto de pedra bruta e detalhes semelhantes aos de água marinha, a peça de vidro teve como inspiração a logomarca da Agência. Os demais finalistas receberã