CDJBC participa de seminário de comunicação sobre infância e Semi-árido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-ciranda-semiarido.jpg)
O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) participa nesta quarta-feira, 12, do Seminário Mídia, Infância e Semi-árido. O evento é realizado pelo projeto Infância em Foco, da organização não-governamental Instituto Recriando, agência integrante da Rede ANDI Brasil em Sergipe.
O seminário é voltado para estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e será realizado no mini-auditório do CESAD (antigo CEAV), das17h às 19h.
Durante o encontro, o CDJBC irá abordar a intervenção que vem fazendo junto ao Semi-Árido, através do Projeto Baú de Leitura, do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido + Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), e do Programa de Produção Agroecológica e Segurança Alimentar (PROSA).
Além de desenvolver uma série de ações relacionadas à promoção da convivência com o Semi-Árido, o CDJBC é parceiro do UNICEF, juntamente com o Instituto Recriando, na mobilização pelo Selo UNICEF Município Aprovado em Sergipe.
O intuito do seminário é provocar uma reflexão crítica nos futuros comunicadores acerca da abordagem historicamente destinada à região do Semi-Árido brasileiro. Marcada no imaginário popular pelas imagens do solo rachado, gado morto e crianças desnutridas, a região reúne uma série de potencialidades que ainda não encontrou o devido espaço nas discussões da mídia.
Na oportunidade, além da equipe de comunicação do Instituto Recriando e do CDJBC, estará presente o jornalista Thiago Paulino, editor do Caderno Municípios do jornal CINFORM. O jornalista participou recentemente de uma oficina itinerante que percorreu municípios do Semi-Árido cearense. Além de relatar um pouco sobre suas práticas de convivência com a região, o jornalista também falará sobre sua experiência em coberturas no Semi-Árido sergipano.
Para participar da oficina, os interessados não precisam realizar a inscrição com antecedência, basta apenas dirigir-se ao local do seminário (acima indicado) no horário previsto.