CDJBC realiza oficina de Educação para Convivência com o Semi-Árido

CDJBC realiza oficina de Educação para Convivência com o Semi-Árido
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Com o tema Educação para Convivência com o Semi-Árido, o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) realizou nos dias 27 e 28 de novembro, na Faculdade de Sergipe (Fase), localizada na Rua Teixeira de Freitas, n+. 10, Bairro Salgado Filho, uma oficina de capacitação para secretários municipais e articuladores envolvidos no Selo UNICEF.

Genilson Ferreira, articulador do Selo em Cedro de São João, disse que o curso foi muito produtivo. +As dinâmicas foram bem interessantes e favoreceram a integração de todos os participantes+, ressalta. +Também gostei da proposta de envolver a comunidade escolar e socializar informações sobre a realidade do semi-árido a partir da discussão de que grande parte das causas dos problemas enfrentados pelo semi-árido não está relacionada às condições climáticas da região+, comenta.


O Selo UNICEF Município Aprovado, iniciativa promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) tem o propósito de certificar os municípios dos Semi-Árido que estão priorizando políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes da região. A oficina de Educação para Convivência com o Semi-Árido foi ministrada pelas assessoras educacionais do CDJBC, Simone Peixoto e Elis Gardênia dos Santos.


+A proposta da oficina é incentivar novas práticas envolvendo a mobilização de educadores, crianças e adolescentes, para que todos discutam a diversidade e as potencialidades do Semi-árido+, explica Simone Peixoto. Os participantes discutiram estratégias de discutir na sala de aula, o clima, a geografia, a história, o acesso à água, os animais, os vegetais, a população e a própria qualidade da educação para que a população infanto-juvenil descubra maneiras de melhor conviver com o semi-árido.


Durante a oficina, os gestores municipais e os articuladores debateram ações de como as escolas públicas municipais poderão integrar experiências que favoreçam um novo olhar sobre o semi-árido a outros estabelecimentos de ensino, de modo a ampliar os efeitos do seu projeto pedagógico.


No final do encontro, os participantes produziram um jornal mural com o propósito de pensarem ações de comunicação para o semi-árido dentro da escola com a participação de estudantes e professores. A secretária de Educação do município de Propriá, Neuma Maria Silva, gostou da idéia de utilizar informação de veículos alternativos para socializar experiências que estão dando certo na região. +A escola é um espaço ideal para pensar na mudança que queremos fazer para o semi-árido. O mais cedo possível, estaremos nos reunindo com diretores e educadores para viabilizar ações de mobilização+, conta.+


Paralelamente à oficina de Educação para Convivência com o Semi-Árido, foi realizada a oficina de Edocomunicação, pelo Instituto Recriando. A oficina foi ministrada pela Jornalista responsável pelo Projeto Infância em Fo

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