Jornalistas discutem boas práticas de convivência com o Semi-Árido em Sergipe
Durante a oficina, foram apresentadas ações que estão contribuindo para a região. O P1MC foi um dos destaques.
Na última segunda-feira, 29, o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) apresentou para a imprensa de Sergipe as boas práticas que vem desenvolvendo no Semi-Árido. Em conversa com os jornalistas, o assessor educacional da entidade e coordenador estadual do P1MC, Adelmo Pires dos Reis, falou da contribuição do CDJBC para a região a partir do apoio e da realização de projetos voltados para um Semi-Árido mais justo e solidário.
Foram apresentadas ações como o Selo UNICEF Município Aprovado e o Projeto Baú de Leitura, que o CDJBC executa em parceria com o Fundo das Nações para a Infância (UNICEF). Também houve uma explanação sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido + Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semi-Árido, do qual o CDJBC é Unidade Gestora Microrregional.
Outra ação que chamou a atenção dos jornalistas foi o Programa de Produção Agroecológica e Segurança Alimentar (PROSA), desenvolvido pela entidade com a perspectiva de incentivar políticas públicas de geração de renda e empoderamento das comunidades rurais que vivem na região.
+Todas essas ações são pautadas pelo CDJBC com a certeza de construir práticas positivas que incentivem um Semi-Árido possível, seja através da construção de cisternas, da geração de renda, da mobilização social, da educação contextualizada+, afirmou Adelmo.
A visita fez parte de uma oficina sobre a cobertura da mídia relativa à região do Semi-Árido sergipano realizada pelo Projeto Infância em Foco, agência da Rede Andi Brasil, que é executado em Sergipe pelo Instituto Recriando.
A oficina integra as ações do projeto Comunicação para o Desenvolvimento, desenvolvido pela Rede Andi Brasil e visa mobilizar os jornalistas sergipanos para a construção um novo olhar sobre a região do Semi-Árido, que muitas vezes ainda é entendida de forma estigmatizada e caricata.
O projeto Comunicação para o Desenvolvimento se propõe a inserir a temática do Semi-Árido na agenda dos meios de comunicação e, conseqüentemente, da sociedade brasileira, melhorando a cobertura da mídia sobre o assunto. A idéia é contribuir para que o País como um todo amplie e aprofunde seu conhecimento sobre a realidade da região.
As ações propostas pelo projeto se inserem no contexto do Pacto Nacional: Um Mundo para a Criança e o Adolescente