NEPs promove II Terreiro Cultural no sertão de Pernambuco

NEPs promove II Terreiro Cultural no sertão de Pernambuco
Compartilhe!

 

O Semi-Árido brasileiro é um grande celeiro cultural. Os versos que surgem do sertão revelam não apenas a sabedoria e a criatividade de seu povo, mas, sobretudo, o olhar crítico dos sertanejos sobre a realidade da região. Essa mistura de arte e crítica social será o cenário do II Terreiro Cultural do Sertão de Pernambuco, que acontece de 02 a 04 de novembro, no distrito de Cachoeira do Roberto, no município de Afrânio.

 

O evento pretende reunir 150 pessoas dos municípios de Petrolina, Dormentes, Afrânio e Santa Filomena, no Médio Sertão de Pernambuco, Queimada Nova, no Piauí, e Juazeiro, na Bahia. A iniciativa é do Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPs), entidade que integra a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), e tem como tema +Vivenciando as culturas e as Relações Sociais no Campo+.

Segundo o coordenador administrativo da entidade, Manoel Ireno de Souza, o Manelito, o evento é um momento de troca de experiências e de valorização dos costumes locais. +Além disso, é um evento que defini passos importantes para a caminhada do próximo ano+, afirma Manelito.

A programação está bastante diversificada. No primeiro dia, haverá várias mesas-redondas sobre os seguintes temas: Relações sociais no Campo, Vivenciando as culturas e as suas diversidades, Construção de Saberes e Desertificação e suas conseqüências. À noite promete ser de muita festa com apresentações artísticas e depoimentos de agricultores e agricultoras, além de uma celebração em comemoração as mais de 220 mil cisternas construídas pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC).+

Já a o segundo dia está todo destinado para rodas de conversas com os seguintes temas: Combatendo a desertificação e construindo espaços de articulação para a produção de conhecimentos, Reconstruindo os cenários das diversidades culturais, Produção de valores e educação para a convivência com o Semi-Árido,+ Acesso à água e à terra para a produção de vidas e riquezas no Semi-Árido. Nesse dia, também haverá uma missa em ação de graças ao novo espaço de trabalho do NEPs – o Centro de Formação Dom Gerardo Andrade Ponte.

A programação do último dia prevê uma memória dos dias anteriores e leitura da Carta Política do II Terreiro Cultural. Além disso, será um momento estratégico de definir pilares para o trabalho do NEPs em 2008.

Agenda

O quê: II Terreiro Cultural do Sertão de Pernambuco
Quando: 02 a 04 de novembro
Onde: Cent

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *