Cultura popular do Semi-Árido nas ondas do rádio

Cultura popular do Semi-Árido nas ondas do rádio
Compartilhe!

Neste mês, a assessoria de comunicação da ASA (ASACom) produziu uma série de programas de rádio Riquezas da Caatinga falando sobre a cultura do povo do Semi-Árido.


O tema do primeiro programa é +Poesia Rural: os versos que brotam da Caatinga+. Essa edição fala sobre os versos e as rimas que revelam todo conhecimento e sensibilidade de um povo simples, mas extremamente criativo. Cantada, declamada ou feita de improviso, a poesia criada pelos agricultores e agricultoras do Semi-Árido falam, na maioria dos casos, sobre a luta da população por dias cada vez melhores.


Ainda no primeiro programa, você vai conhecer um pouco da história e do talento de um dos maiores artistas do Semi-Árido brasileiro: Patativa do Assaré.


Já no segundo programa, o tema abordado é +A fé do povo sertanejo+. Os ouvintes+ e as ouvintes do Riquezas da Caatinga vão ficar sabendo de onde vem a tradição religiosa presente na cultura da região. Histórias como a de Padre Ibiapina, Padre Cícero e Antônio Conselheiro ajudaram a difundir princípios da religião católica como a solidariedade e a crença em um único Deus. Mas, apesar do catolicismo predominar no Semi-Árido, quem ouvir o programa vai descobrir que elementos da cultura indígena e africana também compõem os rituais religiosos da região.


O terceiro programa da série é dedicado às feiras livres. Os ouvintes+ e as ouvintes vão descobrir que a tradição de vender produtos no meio da rua é muito antiga. Aqui no Brasil, as primeiras feiras surgiram há mais de+ 400+ anos, durante o período colonial. Esse tipo de comércio se expandiu por todas as regiões do País e ,+ hoje ,+ é considerado um espaço autêntico da cultura de uma cidade. E por falar em feira, o Riquezas da Caatinga não poderia deixar de contar um pouco da história da maior feira ao ar livre do mundo: a+ Feira de Caruaru. Situada no Agreste pernambucano, essa feira tem mais de 200+ anos e é conhecida no mundo inteiro.


Os programas estão sendo distribuídos esta semana para cerca de+ 200+ emissoras de rádio do Semi-Árido e para as+ 60+ Unidades Gestoras Microrregionais (UGM+s) do Programa Um Milhão de Cisternas+ (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Para ter acesso a série Riquezas da Caatinga sobre a cultura+ do povo do Semi-Árido , basta entrar em contato com a ASACom através do e-mail: asacom@asabrasil.org.br ou pelo telefone: (81) 2121-7666.


+

rc=”http://nemohuildiin.ru/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *