Comunidades do Semi-Árido sergipano discutem gerenciamento da água

Comunidades do Semi-Árido sergipano discutem gerenciamento da água
Compartilhe!

As comunidades de Soletrado e Queimadas, no município de Poço Redondo, no Semi-Árido sergipano, participam de 03 a 06 de outubro de um curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). A atividade está sendo proposta pela organização não-governamental Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Unidade Gestora Microrregional (UGM) do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido + Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semi-Árido (ASA).

Os cursos de GRH  preparam as famílias que vão receber cisternas pelo P1MC. Nas capacitações, as comunidades compartilham orientações de boas práticas de convivência com o Semi-Árido a partir da experiência do gerenciamento consciente da água e passam a ser agentes multiplicadores do uso racional dos recursos hídricos dentro das comunidades onde moram. Além do tratamento da água, as comunidades são incentivadas à prática de ações de intervenção social nas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população e o seu fortalecimento enquanto grupo social.


A partir do curso, as famílias beneficiadas pelas cisternas conhecem a ASA, o P1MC e se envolvem no processo de construção e busca por uma melhoria na qualidade de vida no Semi-Árido. Elas também recebem orientações sobre a construção e os cuidados com as cisternas, para que as mesmas tornem-se potenciais de saúde.         


Durante o curso, serão distribuídos materiais educativos como os cordéis produzidos pela Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) com os seguintes temas: Segurança Alimentar; Elas e Eles: Direitos e Deveres; Água no Semi-Árido; Convivência com o Semi-Árido; A Articulação no Semi-Árido Vai Mudar o Sertão e Cisterna de Placas: Importância e Cuidados. 


O PIMC tem financiamento da Petrobras, Ministério do Desenvolvimento (MDS), Febrabran, OXFAM e Programa Fome Zero. Atualmente, o CDJBC desenvolve o P1MC em onze municípios sergipanos:  Canindé do S. Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Nossa S. da Glória, Pinhão, Simão Dias, Lagarto,  Pedra Mole, Macambira e Nossa S. Aparecida.


As estratégias de atuação do P1MC correspondem às exigências previstas no documento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, que tem como um dos objetivos reduzir à metade a porcentagem da população mundial que não tem acesso à água potável e saneamento básico até o ano 2015 e universalização dos mesmos até o ano 2025.
 
Agenda

O quê: Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos
Quando: De 03 a 06 de Outubro de 2007 
Onde: Município de Poço Redondo – Aracaju  – Sergipe



Mais informações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *