Famílias discutem gestão da água e organização social no campo
Discutir o gerenciamento do uso da água no campo e melhorar o processo de organização social da população rural para a convivência com o Semi-Árido foram alguns dos objetivos do Encontro Familiar sobre Água e Cidadania, promovido pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Unidade Gestora Microrregional do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação do Semi-árido Brasileiro (ASA), em Sergipe. O encontro foi realizado nos dias 08 e 09 de setembro, na comunidade Areias, no município de Poço Redondo, para famílias atendidas pelo Programa.
Durante o encontro, foram avaliadas as ações do P1MC que é desenvolvido pelo CDJBC em 11 municípios do Semi-Árido sergipano: Canindé do São Francisco, Pedra Mole, Pinhão Poço Redondo, Porto da Folha, Lagarto, Macambira, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória e Simão Dias.
Além da construção de cisternas nas comunidades rurais, o P1MC incentiva a geração de renda na região do Semi-Árido, estimulando a autonomia e participação política das famílias beneficiadas, garantindo o seu fortalecimento enquanto grupo social.
As estratégias de atuação do P1MC correspondem às exigências previstas no documento das Metas de Desenvolvimento do Milênio das Organização das Nações Unidas, que tem como um dos objetivos reduzir à metade a porcentagem da população mundial que não tem acesso à água potável e saneamento básico, até o ano 2015, e a universalização dos mesmos até o ano 2025.
Através do P1MC, o CDJBC já construiu este ano mais de 5 mil cisternas. O programa é financiado pela Petrobras, Ministério do Desenvolvimento (MDS), Febrabran e OXFAM.
Mais informações:
Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC)
Adelmo Pires dos Reis, coordenador do P1MC
Fone: (79) 9956- 7212