CDJBC e SEBRAE realizam curso prático sobre apicultura
Capacitação incentiva experiências do beneficiamento do mel e estimula organização da atividade
O Programa de Produção Agroecológica e Segurança Alimentar (PROSA), da organização não-governamental Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), e o SEBRAE realizaram nos dias 8 e 9 de setembro, um curso prático sobre apicultura na Associação dos Trabalhadores Rurais de Lagoa da Entrada, em Porto da Folha, em Aracaju (SE).
A capacitação contou com a participação de 16 produtores e produtoras rurais de Lagoa da Volta, Linda Flor e Lagoa do Mato beneficiados e beneficiadas com as ações do PROSA no sertão sergipano. Em parceria com o SEBRAE, que desenvolve o projeto Apicultura Integrada e Sustentável em Sergipe (APIS), o PROSA atua com comunidades rurais incentivando experiências do beneficiamento do mel e difundindo informações sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da atividade.
Durante o curso, os/as participantes receberão orientação sobre o uso correto de vestimentas, práticas de multiplicação de enxames e de manejo. O objetivo da iniciativa foi de fortalecer e mobilizar os agricultores e as agricultoras para organização da atividade, contribuindo para aumentar a produtividade das lavouras, diversificar a propriedade rural, diminuir a exclusão social e reduzir o êxodo rural, preservando e conservando o meio ambiente; além de incentivar uma alternativa de renda para os pequenos produtores.
No primeiro módulo do curso, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, os/as participantes aprenderam sobre o ciclo de vida das abelhas; a importância agroecológica (polinização e perpetuação de plantas); castas (zangão, operárias e rainha); subprodutos da apicultura (mel, cera, própolis, pólen, geléia real e veneno); ciclo de produção; manejo; tipos de colméias e sua composição; captura de enxames, multiplicação de enxames; e indumentária (vestimentas).
As ações do PROSA são executadas em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), elaboração/aprovação de projetos do Fundo de Investimento Social e Produtivo (FISP), Unidades Demonstrativas (UD) e apoio da agência de cooperação da Grã-Bretanha OXFAM.
Mais informações:
Débora França
Coordenadora do Programa de Produção Agroecológica e Segurança Alimentar – PROSA
Fone: (79) 9956-7207