A força da água movendo vidas no Semi-Árido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/cisternas20MOC.jpg)
Programa e parceiros já cumpriram 61% da meta de beneficiar 28 mil famílias com água de qualidade proveniente das cisternas
O processo de captação de água tem significado muito mais que o simples acesso das famílias beneficiadas à água. Cada município, através dos líderes comunitários das entidades da sociedade civil, está buscando junto ao poder público políticas públicas que ajudem melhorar a qualidade de vida. Essa é uma das metas do Programa de Água e Segurança Alimentar (PASA), do Movimento de Organização Comunitária (MOC), gestor do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC): captar recursos junto à empresas e entidades diversas para serem aplicadas em atividades para captação de água para o consumo humano e produção.
Até o ano de 2010 o programa tem como meta quantitativa atingir o número de 28 mil famílias com acesso à água de qualidade para beber e cozinhar. Este trabalho que teve início no ano de 2006, já conseguiu realizar 61% da meta prevista para 2007. Com 7.584 cisternas de placa construídas, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água. Serão 12.400 famílias usando água corretamente, o que corresponde a uma estimativa de 62.000 pessoas beneficiadas diretamente.
Um trabalho participativo e de integração com a comunidade, onde o incentivo na busca de políticas públicas hídricas acontece através de capacitações com dirigentes e lideranças da sociedade civil nos municípios. Esta metodologia estimula os participantes a conhecer e sensibilizar as autoridades locais sobre questões e propostas de políticas públicas hídricas, junto às Comissões Executivas Municipais de Recursos Hídricos.
Iniciativas como o treinamento de inserção de emendas no orçamento municipal realizado em Serrinha, durante o mês de julho, com a participação de 10 municípios representam resultados práticos, segundo Maria Auxiliadora, integrante do PASA, voltados para realização de audiências com o poder público, onde estas lideranças já conseguem negociar diretamente com as autoridades. +Este é o ponto de partida para mobilizarmos as famílias e o poder público para conseguirem políticas públicas hídricas, voltadas para a melhoria de vida do agricultor+, afirma.
Aprendendo a cuidar da água – Para que a água seja utilizada de forma correta, foi criado o Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), onde as famílias recebem capacitações sobre a melhor forma de tratá-la. Até o momento 7.984 famílias já tiveram acesso a essas informações, e são orientadas pelos técnicos do programa à utilizarem métodos antigos, mas, eficazes como coar e logo depois usar na água o hipoclorito de sódio ou como é conhecido, cloro, uti