Livro aborda visão holística do Semi-Árido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/destaque-ciranda-semiarido.jpg)
As diversas ações desenvolvidas pela sociedade civil no âmbito da convivência com o Semi-Árido estão reunidas no livro +Semi-Árido, Visão Holística+, que será lançado na próxima segunda-feira (13), no Rio de Janeiro. Segundo o autor, Roberto Malvezzi, mais conhecido como Gogó, a publicação é uma síntese das reflexões e práticas desenvolvidas pelas organizações na perspectiva da crítica à velha concepção do semi-árido e na defesa da proposta de convivência com a região. “O livro aborda o semi-árido de uma forma holística, ou seja, do ponto de vista econômico, político, cultural e social”, disse Gogó. “Além disso, ele é uma novidade para as pessoas que tem uma visão tradicional da região+, completou.
Entre os temas abordados estão: captação da água de chuva para consumo humano e produção, terra, cultura popular, educação contextualizada, combate à desertificação, povos tradicionais, luta contra transposição do Rio São Francisco, entre outros. O autor refere-se ainda aos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), desenvolvidos pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) como práticas de convivência e desenvolvimento sustentável para o Semi-Árido.
O livro faz parte da coleção +Pensar o Brasil, Construir o Futuro da Nação+, de iniciativa do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). A primeira edição será de 5 mil cópias. Segundo Gogó, as organizações que desenvolvem trabalhos na área de convivência com o Semi-Árido receberão exemplares do livro.