Riquezas da Caatinga discute o combate à desertificação
No mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca (17/06), a assessoria de comunicação da ASA (ASACom) produziu dois programas Riquezas da Caatinga e dois spot+s sobre o tema.
Um dos programas fala sobre as causas e as conseqüências do processo de desertificação; enquanto o outro trata das ações da sociedade civil e do poder público para combater o problema. Já os spot+s convidam os agricultores e as agricultoras a adotarem práticas agroecológicas que ajudam a manter a fertilidade do solo.
Os produtos serão distribuídos, ainda esta semana, para cerca de 150 emissoras de rádios do Semi-Árido, para as 60 Unidades Gestoras Microrregionais do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e para as entidades que integram o Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação da ASA (GTCD).
Os spot+s já estão disponíveis no portal e podem ser exibidos gratuitamente em qualquer emissora de rádio (Para ouvir, baixe aqui). Quem deseja adquirir uma cópia dos programas deve solicitar o material através do e-mail: asacom@asabrasil.org.br, ou pelo telefone: (81) 2121-7666.
A desertificação é um tema que deve ser discutido e enfrentado com seriedade e dedicação; pois, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, se nada for feito, o semi-árido brasileiro poderá se tornar um enorme deserto nos próximos 60 anos.