Aquecimento global é tema do Riquezas da Caatinga

Aquecimento global é tema do Riquezas da Caatinga
Compartilhe!

O programa de rádio da ASA, Riquezas da Caatinga, veiculado em cerca de 150 emissoras do Semi-Árido, aborda, esta semana, o problema do aquecimento global. Além de explicar o que isso significa, o programa revela que as práticas agrícolas desenvolvidas pelo agronegócio no Brasil, como as queimadas e os desmatamentos, contribuem significativamente para o aumento da temperatura da Terra. Para se ter uma idéia, o nosso País é o campeão mundial em emissão de gás carbônico via queimadas.

Por esse motivo, o Riquezas da Caatinga orienta os(as) agricultores(as) a não utilizar a técnica, pois as queimadas prejudicam a fertilidade do solo e ainda são responsáveis pelo aumento do aquecimento global. Assim, deixar de atear fogo numa área, mesmo que pequena, já é uma grande contribuição para preservar o meio ambiente.

Outro destaque do programa são as práticas agrícolas desenvolvidas pelas mulheres nos quintais produtivos. Segundo Aldo dos Santos, coordenador executivo da ASA pelo Estado de Pernambuco e também um dos entrevistados do Riquezas da Caatinga, as agricultoras sempre produziram sem utilizar técnicas predatórias. +Eu gostaria de chamar a atenção para que os agricultores percebessem as agricultoras fazendo a produção sem ter a necessidade da queimada. Elas construíram, ao longo da história, os quintais produtivos e você não tem história de que nessas áreas sejam utilizadas práticas prejudiciais ao meio ambiente. Então, que os agricultores se espelhem nessa experiência que está no fundo do quintal da sua casa+, orienta.

Como o tema foi tratado de forma atemporal, o programa pode ser exibido em qualquer época do ano. Para adquirir o Riquezas da Caatinga Aquecimento Global: o que as queimadas têm haver com isso?, entre em contato com a ASA através do telefone: (81) 2121-7666, do e-mail: asacom@asabrasil.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *