Oficina termina com sistematização de experiências
Começou na quarta-feira (02) e segue até o próximo sábado (05), a 2+ Oficina sobre Abordagens Metodológicas, Construção do Conhecimento e Sistematização de Experiências do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O evento, que está sendo realizado em Juazeiro-BA, conta com a presença dos coordenadores, monitores e estagiários de comunicação do Estado anfitrião, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
No primeiro dia do encontro, os/as participantes discutiram, a partir da exibição de um programa de rádio e de um vídeo, os modelos de desenvolvimento apresentados para a convivência com o Semi-Árido e os pressupostos elaborados para a execução do P1+2.
Na manhã de hoje (03), foi discutido o processo de elaboração do projeto demonstrativo e os seus componentes: gestão, monitoramento, sistematização e comunicação. Para Ghislaine Duque, responsável pelo monitoramento do projeto, a oficina também é um momento de preparação para que as equipes estaduais conheçam o processo e seus resultados.
Na parte da tarde, os/as participantes vão conhecer como funciona a sistematização. Para amanhã (04/05), está prevista a visita a comunidade de Santa Cruz, no município de Casa Nova, onde será possível observar as experiências desenvolvidas pelos/as agricultores/as e que serão sistematizadas em boletins.
O objetivo da oficina é refletir sobre o papel do agricultor e da agricultora no processo metodológico de construção coletiva do conhecimento, a partir da sistematização de experiências agroecológicas.
+