ASA promove encontros familiares sobre Água e Cidadania
Com o objetivo de aprofundar conteúdos trabalhados no curso de Gestão dos Recursos Hídricos (GRH), o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) promoverá, até o mês de outubro, +Encontros Familiares sobre Água e Cidadania+. As oficinas envolverão 4.800 famílias acompanhadas por quatro Unidades Gestoras Microrregionais: Terra Viva e Diaconia (RN), Caatinga (PE) e Centro Dom José Brandão de Castro (SE) . Essa é uma das atividades do projeto da Articulação no Semi-Árido Brasilero (ASA), desenvolvida em parceria com a OXFAM e o BLF + Big Lottery Fund.
Para a educadora Tayza Soares, do Caatinga, os encontros familiares serão importantes para aprofundar alguns elementos do curso de GRH que foram pouco discutidos e fortalecer a apropriação da família sobre temas relacionados à agua, cidadania e convivência com o Semi-Árido.
Os encontros familiares foram planejados a partir da necessidade das famílias de aprofundar algumas questões sobre o tratamento da água e o papel delas na manutenção e gestão da cisterna. Nesse contexto, a OXFAM, segundo o oficial de programa da entidade, Victor Arai, reduziu a meta de construção de cisternas de 4.500 para 3.000 para investir nas oficinas de recapacitação com as famílias e , também, no monitoramento. Ele lembrou ainda que as oficinas envolverão famílias atendidas também pelas cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Febraban.
A temática central das oficinas será a qualidade da água e a gestão da cisterna, que englobam questões como captação, armazenamento, tratamento e uso da água. As políticas públicas e os direitos e deveres dos cidadãos também serão assuntos abordados. +Os conteúdos e a metodologia foram construídos de forma participativa, através de trabalhos em grupos, troca de experiências e debates+, ressalta a coordenadora pedagógica do P1MC, Maria Denise de Assis. A metodologia também prevê visitas de campo a três famílias com cisterna. A proposta é iniciar a discussão sobre gestão e qualidade da água a partir das informaçãoes que serão coletadas nas visitas.
Passo anterior – O conteúdo e a metodologia dos Encontros Familiares sobre Água e Cidadania foram construídos durante a Oficina de Recapacitação em Gestão de Recursos Hídricos, Cidadania e Convivência com o Semi-Árido, realizada nos dias 02 e 03 de abril, em Camaragibe, Pernambuco. Participaram do encontro 26 pessoas, entre educadores e educadoras, agentes de monitoramento e coordenadores das quatro UGMs que serão responsáveis pela execucação das oficinas nas comunidades.
Monitoramento + A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), em parceria com a OXFAM e o BLF (Big Lottery Fund), está desenvolvendo um projeto de monitoramento com as quatro U