Caminhada encerra as atividades do Mês das Águas no município de Pesqueira, agreste pernambucano
Cerca de 2.000 pessoas participaram no último domingo (25/03) da atividade de encerramento do Mês das Águas promovido pela Cáritas Regional NE2, Unidade Gestora do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), no Agreste Meridional. O evento contou com a participação de representantes de sindicatos, movimentos sociais, igrejas, lideranças comunitárias e agricultores(as) de 25 municípios do agreste e do sertão do Estado.
Antes de sair em caminhada, as delegações se reuniram na Praça da Rosa, no centro de Pesqueira. Na concentração, a população assistiu a apresentações de grupos culturais como o PODE + banda marcial formada por jovens portadores de deficiência física e mental + e o grupo de meninas da Pastoral da Criança. Após percorrer as principais ruas do município, os participantes acompanharam o debate sobre as +Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a Questão Agrária no País+.
A mesa do debate foi formada por líderes de movimentos sociais, como o Cacique Xukuru Marquinhos e Rejane Costa do MST; e por representantes da Sociedade Civil Organizada, como Aristides Santos, presidente da FETAPE e de organismos governamentais, como Maria de Oliveira, superintendente do INCRA em Pernambuco.
De acordo com Everaldo Batista, coordenador do Programa Segurança Alimentar e Nutricional nos Acampamentos e Pré-Acampamentos da Reforma Agrária de Pernambuco da Cáritas Regional NE2, as ações do Mês das Águas tiveram início no dia 1+ de março. +Esse ano, resolvemos aglutinar duas questões muito importantes para o povo do Semi-Árido. Por isso, o tema escolhido foi `Água: Promovendo Segurança Alimentar e Nutricional+. Durante as oficinas nas comunidades, nós priorizamos a discussão sobre a formação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional+, explica.
No decorrer do debate, Sonia Lucena, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, parabenizou a organização do evento pelo trabalho de sensibilização junto à população afirmando que +esse tema é importantíssimo uma vez que o maior problema a ser enfrentado pela maioria dos países nos próximos séculos é a escassez de água potável no planeta+.
Já Aldo dos Santos, coordenador da ASA Pernambuco, destacou a contribuição do Programa Um Milhão de Cisternas para a segurança alimentar e nutricional das famílias do Semi-Árido. +O P1MC vem promovendo acesso à água de qualidade e, conseqüentemente, ajudando o povo da região a ter uma alimentação mais saudável. Por isso, o P1MC precisa continuar na sua meta de atingir um milhão de famílias. Mas, para isso, precisamos de mais investimentos+, detalhou.
O debate foi encerrado com a leitura e a entrega da Carta Política da Semana da Água aos representantes dos governos estadual e federal que estiveram presentes no evento. Por fim, os participantes se despediram de Pesqueira após apreciar os produtos dos(as) agricultores(as) da região na feira montada na Praça da Rosa.