Cisternas são inauguradas no Piauí

Cisternas são inauguradas no Piauí
Compartilhe!


Hoje (24.01)  haverá  uma festa pela inauguração de 52 cisternas na comunidade Desejado,  no município de Morro Cabeça no Tempo, estado do Piauí.
 
A  organização da festa é uma ação conjunta da comunidade e da CPT (Comissão Pastoral da Terra ), uma das 60 Unidades Gestoras do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). “Desejado é a maior comunidade do   município Morro Cabeça no Tempo. A população sofria muito com a falta de água potável para consumo humano”, declara Hélbio Horácio, gerente financeiro do P1MC na região de Curimatá, coordenada pela CPT.
 
“No mês passado,  fui passar um dia nessa comunidade e fiquei impressionado com a água que o povo lá consumia. Retirava de um Olho Dágua e o líquido exalava  cheiro de enxofre”, completa Horácio.
 
As  próximas  inaugurações de cisternas da CPT serão no município de Júlio Borges. No dia 02 de fevereiro, a comunidade Caroara celebra a construção de 65  reservatórios. No dia  seguinte, será a vez  da comunidade Tímbó  comemorar a conquista de 35 cisternas. 
 
Em tempo – O P1MC é um programa elaborado e desenvolvido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) – uma rede de organizações da sociedade civil. Atualmente, o Programa tem ações em 1.019 municípios da região semi-árida dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, bem como nos estados do Espírito Santo e Maranhão. Nessa área já foram construídas 180.450 cisternas, beneficiando quase um milhão de pessoas.


Para o desenvolvimento do P1MC, é necessária a articulação de inúmeras organizações que atuam em rede, com significativa capilaridade nas mais diversas e longínquas comunidades do Semi-Árido. Gerenciando todo esse trabalho, existem 61 instituições, chamadas Unidades Gestoras, sendo uma Central (UGC) e 60 Microrregionais (UGMs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *