Participantes do Enconasa são recebidos por crianças e adolescentes com festa
Os participantes o VI Enconasa que foram conhecer a experiência do projeto Vida Verde, na comunidade o Sítio Catingueira, no município do Crato, foram recebidos com música, teatro, capoeira e muita arte. O projeto atende hoje 75 crianças e adolescentes com aulas de dança, pintura, confecção de artesanato, capoeira, música, teatro, modalidades de esporte, a piscicultura ornamental, horticultura, além e atividades e reforço escolar e catequese.
Os participantes se emocionaram e se surpreenderam com os trabalhos dos pequenos e pequenas. +Achei diferente a idéia de agregar arte à educação contextualizada. Eles refletem na arte a realidade deles+, comentou Jóia Freitas Bezerra, do município de São João do Tigre, na Paraíba.
O Projeto – Idealizado e executado pelo artista plástico e músico cearense Marcos Xenofonte há 14 anos, o Vida Verde nasceu com o objetivo de incluir crianças da zona rural na escola e afastá-las do trabalho na roça.
+No inicio foi muito difícil convencer os pais de que era necessário a criança ir a escola, muitos diziam que tinham vivido a vida toda sem estudar e que o importante era trabalhar, hoje não. Eles percebem a transformação dos filhos e se orgulham+, comenta Xenofonte. Atualmente, o projeto é financiado pela organização Alemã Akitions Kreis Pater Beda, com o apoio a Prefeitura do Crato.
Para Cláudia Evaristo de Souza, de 13 anos, há cinco anos no projeto, o Vida Verde mudou a sua vida. +Hoje canto e toco muitos instrumentos, sei pintar, dançar e estou bem na escola+, se orgulha.
Desafio – Mesmo na escola e participando do projeto, o jovem Robério Cãndido de 15 anos não se afastou do trabalho na roça. +Quando não estou na escola ou aqui no Vida Verde, trabalho na roça+, declara. Isso mostra que os programas sociais e os projetos voltados a crianças e adolescentes podem, algumas vezes, criar uma terceira jornada para essas pessoas. Esse desafio ainda precisa ser superado pelas ações governamentais e não governamentais.
Oficina + Discutir articulações e políticas públicas para crianças e adolescentes no semi-árido brasileiro é a proposta da oficina Pacto Nacional para a Criança e o Adolescente no Semi-árido, a ser realizada pelo Movimento de Organização Comunitária + MOC, a Bahia no VI Enconasa, a partir das 8 horas na Escola Agrotécnica do Crato.