Casa de sementes e quintal produtivo: a experiência de Batateira
Ao som do coco de roda das mulheres da Batateira, chegou ao fim a visita dos participantes do VI EnconASA (Encontro Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro), a experiência da Casa de Sementes e Quintal Produtivo desenvolvida por seu Juvenal Januário Matos (69) e Dona Doce (72).
A experiência, da localidade de Batateira, foi uma das 12 selecionadas para visita de intercâmbio realizada na manhã de hoje. O casal começou a trabalhar no quintal produtivo em 1978, quando a família adquiriu a propriedade e começou o plantio.
No quintal da família podem ser encontrados diversos tipos de cultivo, como a laranja, banana, manga e plantas medicinais, entre elas a hortelã, malva santa e capim santo.
A Casa das Sementes Senhor dos Exércitos, fundada em 1998, conta, atualmente, com a participação de 36 moradores de Batateiras e comunidades vizinhas. Nela existem cerca de 40 variedades de sementes nativas. As sementes são selecionadas, armazenadas e catalogadas, preservando assim a cultura do povo. +É uma forma de preservar a semente nativa e a cultura que não faz adoecer, porque não leva veneno. Faz bem!+ frisa seu Juvenal.