Cortejo de abertura do VI EnconASA ocupa as ruas do Crato
Cerca de 800 pessoas estarão reunidas no Cortejo das Lutas e Tradições dos Povos do Semi-Árido, na tarde de hoje (20).
Com saída marcada para 16h, o Cortejo sai da Praça Cristo Rei, seguindo pelas ruas Bárbara de Alencar e João Pessoa, até chegar à praça da Sé, onde se encontra com o cortejo da Mostra Sesc Cariri de Arte e Cultura.
O Cortejo será puxado por João do Crato, artista popular da região. Seis bonecos gigantes – representando uma índia e seu filho, um jovem, uma negra, um agricultor e uma agricultora – e estandartes coloridos, representando cada Estado presente, darão cor e movimento ao evento.
Mas a festa não termina por aí! Na praça da Sé haverá apresentações culturais e um grande show do Roberto Malvezzi, o Gogó, autor do projeto musical `Belo Sertão+, juntamente com o Nilton Freitas e o Targino Gondim.
INTEGRAÇÃO + A água, o fogo e o vinho foram os três elementos pensados para a mística de abertura do Cortejo.
De acordo com Esbênia Souza, organizadora da mística, esse será um dos momentos mais importantes do evento, pois representará a integração dos povos do Semi-Árido. +A água representará a purificação e o alimento do povo; o fogo representa a chama dos povos indígenas, quilombolas e camponeses, além de iluminar o caminho das delegações do Encontro; e o vinho e a pipoca representarão o alimento e a festa em comunhão+, explicou Erbênia.