Juntos pelo Semi-árido instala cisternas no Sertão da Paraíba

Compartilhe!

A região do semiárido nordestino enfrentou a mais grave seca dos últimos 47 anos, com mais de 550 municípios prejudicados. Para se ter uma ideia, foram mais de 120 dias ininterruptos sem uma gota de chuva cair do céu entre o 2º semestre e o começo de 2013.

Esta realidade fez um grupo de voluntários, ou de ativistas comunitários, como se definem, arquitetar a campanha “Juntos pelo Semiárido”, utilizando a plataforma de financiamento coletivo de projetos: Juntos.com.vc. Por meio dela, recolheram recursos para instalar cisternas para famílias de 20 municípios do médio sertão da Paraíba, uma das regiões mais castigadas pela seca.

A agricultora Dona Maria Alves Batista, de 73 anos, (foto acima), moradora da comunidade Santo Agostinho, em Teixeira, PB, é uma das escolhidas para receber o reservatório de água de chuva. Ela possui cinco dependentes, entre eles quatro netos, e só tem como recurso financeiro uma aposentadoria de uma salário mínimo: R$ 678,00.

A cisterna era seu grande sonho, pois apesar das dificuldades, ela não pode nem pensar em abandonar suas terras. “No sítio, a gente pode criar uma galinha, uma cabra… a gente tem o que fazer e quando precisa tem para vender e comprar um calçado ou uma roupa ou para comer. Deus me livre da cidade”, declara.

A escolha das famílias e instalação do equipamento estão a cargo do CEPFS – Centro de Educação Popular e Formação Social, que atua na região há 24 anos, promovendo o associativismo, a cidadania e o empoderamento comunitário.

Desde 1989, o CEPFS já construiu 1.170 cisternas com capacidade para armazenar, aproximadamente, 19.000.000 litros de água potável, para mais de 6.000 pessoas. Além disto, criou 23 bancos de sementes comunitários; mobilizou e formou 891 homens e mulheres para controle de políticas públicas e incentivou o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas com a produção de 6.500 mudas, entre outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *