Território da Cidadania tem nova diretoria
Nos dias 12 e 13 últimos, no auditório da Unimontes estiveram reunidos lideranças dos 16 municípios da região para a Plenária do Colegiado do Território da Cidadania da Serra Geral.
Um dos objetivos foi a recomposição do colegiado, do núcleo diretivo e da coordenação para os próximos dois anos. O novo coordenador do Território da Cidadania é Elton Mendes Barbosa, atual Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e membro da Coordenação Executiva da ASA Minas (Articulação no Semiárido Mineiro).
O território da cidadania da Serra Geral foi criado em 2008 e abrange uma área de 20.581,20 Km², referente aos municípios: Espinosa, Jaíba, Janaúba, Manga, Matias Cardoso, Nova Porteirinha, Porteirinha, Verdelândia, Catuti, Gameleiras, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Pai Pedro, Riacho dos Machados e Serranópolis de Minas. A população total do território é de 282.282 habitantes, dos quais 109.225 vivem na área rural, o que corresponde a 38,69% do total. Possui 19.357 agricultores familiares, 1.793 famílias assentadas e 21 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,65.
Segundo informações do Ministério de Desenvolvimento Agrário, MDA, os Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O colegiado dos Territórios são compostos por 2/3 de representantes da sociedade civil organizada e 1/3 do poder público, sendo que um dos motivos é garantir a participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios, que de acordo o MDA, são fundamentais para a construção dessa estratégia.