Movimentos sociais declaram apoio a Dilma

Compartilhe!

O MST, a Via Campesina e outros 13 movimentos sociais e sindicatos divulgaram hoje um manifesto contra a candidatura à Presidência de José Serra (PSDB), identificado por eles como o representante da “proposta neoliberal” para o país.

O conteúdo do manifesto faz mais criticas a Serra do que elogios à candidatura de Dilma Rousseff (PT), que, segundo os movimentos, reúne em seu arco de alianças “forças políticas que se contrapõem às demandas sociais”.

O candidato tucano foi descrito no manifesto como “agressivo” e é acusado de perseguir jornalistas em entrevistas, de ter tentado intervir em julgamentos do STF (Supremo Tribunal Federal) e de ter espalhado mentiras e acusações infundadas na campanha.

“A candidatura de José Serra nos surpreendeu, não por sua identificação com as políticas neoliberais, e sim pelo baixo nível da sua campanha presidencial”, diz um trecho do manifesto.

Segundo o documento, a campanha da petista Dilma Rousseff buscou “de forma pragmática” divulgar as políticas sociais e o desenvolvimento econômico obtido no governo Lula, “apoiando-se na popularidade e nos enorme índices de aprovação do atual governo”.

Para os movimentos sociais, no primeiro turno não ocorreram debates sobre os principais problemas da população brasileira.

No segundo turno, MST e Via Campesina e outros movimentos como MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) afirmam no manifesto que “é preciso derrotar a candidatura Serra, que representa as forças direitistas e fascistas do país”.

Na eleição de 2006, o MST apoiou a candidatura de Lula no segundo turno da eleição também com o discurso de que era preciso derrotar a direita, na época, representada pelo candidato tucano Geraldo Alckmin.

Os movimentos afirmam que, independentemente de quem seja o presidente eleito, vão continuar a “lutar pela expansão das liberdades e dos direitos democráticos oprimidos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *