Polícia Federal descobre troca de carros-pipas por votos no semiárido do Piauí
O delegado Reinaldo Camelo, da Superintendência da Polícia Federal no Piauí, disse na manhã desta sexta-feira que a instituição abriu inquérito policial para investigar denúncia, com provas, da troca de água em carros-pipas por votos dos eleitores da região do semiárido piauiense, que enfrentam seca desde o início deste ano.
O delegado Reinaldo Camelo declarou que foram instaurados dez inuqéritos para apurar irregularidades nestas eleições e estão sendo apuradas ainda cerca de 30 outras denúncias, a grande maioria por compra de votos.
Ele informou que os objetos dos inquéritos abertos pela Polícia Federal são as benesses para os eleitores, como a distribuição de combustível, dinheiro em espécie e favorecimento como outros tipos de serviços como carros-pipas para pessoas que não teriam, em tese, direito a esses benefícios.
“São várias vantagens indevidas. No caso dos carros-pipas, mais em alguns municípios que estão passando dificuldades neste período de seca, representantes dos candidatos estão trocando essa água por votos”, falou Reinaldo Camelo.
Os votos são comprados dos eleitores por R$ 80 a R$ 100 reais, ou menos.