Região do Cerrado pode ser ex?tin?ta até 2030
RIO DE JANEIRO (AE) – A pesquisa do IBGE alertou ainda para o risco de extinção do Cerrado “em pouco tempo” nos estados onde o ritmo de desmatamento é mais acelerado, como Maranhão, Bahia e Mato Grosso, caso não sejam tomadas “medidas urgentes de proteção”. O estudo mostrou que a cobertura original do bioma foi reduzida praticamente à metade no País, de 2.038.953 quilômetros quadrados para 1 052.708 km2, redução de 48,37%. Isso até 2008, último dado oficial disponível.
A engenheira florestal e professora da Universidade de Brasília (UnB), Alba Valéria Rezende, citou as recentes queimadas que se espalham pelo Brasil e atingem principalmente o Cerrado para afirmar que, “se nada for feito, provavelmente teremos o bioma totalmente destruído até 2030”. “Esse porcentual já deve estar perto de 60%. Embora existam medidas isoladas, ainda não há uma política nacional para enfrentar o problema”, acrescentou.
As taxas de desmatamento são mais altas do que as apresentadas para a Amazônia, onde houve uma redução do ritmo de destruição nos últimos cinco anos – lá, a área total derrubada representa 15% da floresta original. No Cerrado, somente entre 2002 e 2008 foram desmatados 4,18% da cobertura original.