VII EnconASA leva quatro mil pessoas às ruas de Juazeiro
O segundo dia (23) de realização do sétimo Encontro Nacional da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (VII EnconASA) foi regado a apresentações culturais, debate sobre modelos de desenvolvimento e muita caminhada. Pela manhã, os/as participantes assistiram a apresentações místicas e culturais. Durante toda a tarde da terça-feira (23) foi realizada a Caminhada por um Semiárido Justo e com Desenvolvimento.
Mais de quatro mil pessoas tomaram conta das ruas de Juazeiro, na Bahia, segundo dados da Polícia Militar do estado. Agricultores e agricultoras de todo o Semiárido e várias organizações que compõem a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) tomaram as ruas de Juazeiro. Com faixas, cartazes e muita disposição os participantes do VII EnconASA se somaram a outros/as agricultores/as que vieram especialmente para a caminhada, que caminhou por cerca de um quilômetro. A caminhada também comemorava os 10 anos da ASA. Após a caminhada foi aberta a Feira de Saberes e Sabores e a noite cultural do encontro.
Troca de experiências – o terceiro dia de atividade do VII EnconASA foi de visitas a diversas experiências do Semiárido baiano e pernambucano. Os/as participantes de deslocaram a diversas comunidades para conhecer experiências sobre as questões de acesso à água, terra, segurança alimentar e nutricional, agrobiodiversidade, educação contextualizada economia solidária e auto-organização e direitos das mulheres. Os temas serão trabalhados em oficinas temáticas nesta quinta (25).