Juazeiro sedia VII EnconASA
O município baiano de Juazeiro sediará, entre os dias 22 e 26 de março, o VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro, que acontecerá no Centro Cultural João Gilberto. Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais.
Com o tema ASA – 10 Anos Construindo o Futuro e a Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da Articulação, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico do País. O Encontro também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido e suas duas estretégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre outras experiências bem sucessidades que estão sendo desenvolvidas no Semiárido.
Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências de comunidades rurais, quilombolas, indígenas, agricultores e agricultoras familiares, organizações não-governamentais, cooperativas, sindicatos, federações, pastorais, de todo Semiárido. O evento também contará painéis e oficinas temáticas sobre os seguintes temas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade.
Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o Semiárido através da Feira de Sabores e Saberes, que será realizada nas noites dos dias 23 a 25, na orla do rio São Francisco, onde cada estado irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática da economia solidária.