Projeto vai destinar R$ 65 milhões para levar água aos moradores do Semiárido

Compartilhe!

Uma boa notícia para 400 mil pessoas que vivem em 122 municípios da Zona Rural de Pernambuco. Cerca de R$ 65 milhões serão investidos para levar água a 360 mil pessoas que vivem em localidades do Semiárido do Estado. As obras de implantação começam em fevereiro do próximo ano.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Almeida, e pelo coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato Ferreira. O sistema transforma a água salobra em água potável.

Do total, 60% dos poços do Semiárido Nordestino são salgados, porque são furados sobre rochas, ou relevo cristalino. Os sais das rochas se misturam à água e muitos dessalinizadores já estão instalados na Zona Rural, mas a maioria está quebrada.

O projeto Água Doce pretende recuperar os sistemas existentes e adequá-los para que o rejeito não seja jogado no solo, que torna as terras improdutivas e contamina as águas subterrâneas. “Fizemos parceria com os governos municipais e comunidades para elaborarmos um direcionamento, além de capacitar os trabalhadores e gerar um controle social para gestação do sistema”, comenta o coordenador Nacional do Programa Água Doce, Renato ferreira.

Experiência semelhante a que vai ser implantada em dez comunidades de Pernambuco é desenvolvida na Paraíba. Sertanejos foram capacitados para cuidar da manutenção dos dessalinizadores. No plano apresentado pelo Governo, a instalação dos dessalinizadores vai obedecer critérios. “Coletamos o índice de pobreza da população, além do índice de chuva, a existência ou não de outas fontes que possam suprir a necessidade das pessoas”, explica o secretário de recursos Hídricos, João Bosco de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *