Promovido o programa de combate a desertificação em Alagoas
A cidade de Palmeira dos Índios vai sediar a partir das 9 horas desta quinta-feira, 17 de dezembro, a I Oficina de Construção do Plano de Açãoo Estadual (PAE) de Combate à Desertificaçãoo e Mitigaçãoo dos Efeitos da Seca no Estado de Alagoas. A oficina será realizada no auditório do CEFET, na Av. Alagoas s/n, bairro Palmeira de Fora, em Palmeira dos índios.
Fruto de um programa que vem sendo articulado há vários anos para prevenir a expansão dos processos de desertificação no semi-árido brasileiro, o Plano de Ação Estadual de Alagoas terá como produto final a escolha de uma área piloto representativa para aplicação coordenada de diversas ações de prevenção dos processos de desertificação, de promoção da educação ambiental e estímulo ao desenvolvimento sustentável local.
Seguindo-se à I Oficina em Palmeira dos índios, outras duas oficinas serão realizadas, já a partir de janeiro , em Pão de Açúcar e Arapiraca. Na oficina de Arapiraca será finalizada a elaboração do Plano de Ação Estadual e definidas as metas de trabalho a serem executadas sobretudo na área piloto escolhida.
Um dos principais focos do PAE será a proteção do que ainda resta do bioma da Caatinga, bastante castigado pelo desmatamento e pela falta de conhecimentos da população do semi-árido acerca da importância fundamental e dos serviços ambientais oferecidos pela vegetação típica do Sertção e do Agreste. Outro foco importante é o trabalho de prevenção dos processos erosivos e prevenção da perda de solos férteis em função de técnicas predatórias e insustentáveis de cultivo.
Segue a programação do evento para quem se interessa pela temática do combate à desertificação em Alagoas:
I OFICINA DE CONSULTA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTADUAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DA SECA DO ESTADO DE ALAGOAS – PAE/AL
Local e Data:
Auditório do CEFET, Avenida Alagoas s/n Bairro de Palmeira de Fora – Palmeira dos Índios – AL, dias 17 e 18 de dezembro de 2009.
Participantes:
Governo Estadual, Representantes deórgãos Federais, Prefeitos, Secretários Municipais, Setor Produtivo, Academia, Organizações Não Governamentais e Movimento Sociais.
Objetivo:
Criar o conjunto de ações destinadas ao combate à desertificação e convívio com as secas, por intermédio do Plano de Ação Estadual de Combate à Desertificação – PAE, conforme estabelecido no Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação – PAN/Brasil.