Carro-pipa

Compartilhe!

A operação Pipa é permanente, comandando pela 10ª Região Militar. São 58 municípios atendidos. Outros 10 estão em fase de implantação. A previsão do Exército é de que, com o aumento, a população assistida chegue a 500 mil pessoas.

O chefe da operação, major Neiton Araújo, explica que o serviço é feito durante todo o ano. Em 2009, por exemplo, o número de municípios em meses de chuva caiu para seis. Mas, em estiagens anteriores, o Exército atendeu até 119 cidades.

“É água exclusiva para beber e cozinhar. Não é uma solução para abastecimento de água”, detalha. O atendimento é feito a partir de um pedido da Defesa Civil, avaliado pelo Exército. Caso a solicitação seja aprovada, a unidade militar contrata um carro-pipa para atender a comunidade. A água deve vir de um manancial açude ou poço na região com potabilidade comprovada por laudo.

O coordenador da operação no 40º Batalhão de Infantaria, capitão Paulo Camelo, afirma que o Exército escolhe na comunidade uma ou mais cisternas, se possível em locais neutros, como escolas ou igrejas. É feito um cálculo de 20 litros diários por morador e os abastecimentos têm periodicidade definida, segundo explica o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *