Inclusão de municípios no semiárido é discutida nesta quinta-feira
A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa realiza, nesta quinta-feira (26/11), às 14h30, audiência pública para debater a inclusão dos municípios de Beberibe e Cascavel no semiárido brasileiro. O evento, uma solicitação do deputado Dedé Teixeira (PT), acontece nos auditórios um e dois, do Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota.
Segundo o parlamentar, os municípios de Beberibe e Cascavel guardam características climáticas geográficas e ambientais semelhantes, e de acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado (Seinfra), estão dentro da área do semiárido brasileiro administrativamente. “A classificação como integrante do semiárido brasileiro inclui o município como beneficiário de diversas ações, verbas, projetos e programas do Governo direcionados às localidades dessa forma caracterizadas. Entre as ações citadas, estão a construção de cisternas de placas, o incentivo à produção de mamona, Seguro Safra e o Projeto São José”, enfatizou o deputado.
Foram convidados para a audiência o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); os deputados federais José Guimarães (PT-CE), José Airton Cirilo (PT-CE), Francisco Lopes (PCdoB-CE); o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes Neto; o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Paulo Sérgio de Noronha; o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA-CE), Camilo Santana; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Roberto Smith; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Ceará (Ibama-CE), Francisco Juvêncio; e também prefeitos de vários municípios.